sábado, 9 de março de 2013

Os netos de Lennon - Crônica de Walcir Carrasco


"Nada como umas boas férias para sofrer uma crise histérica com as crianças. Não com todas, é claro. Refiro-me a um tipo especial de anjinho, cada vez mais frequente na cidade. Seus pais, tios e avós amavam os Beatles e os Rolling Stones. Frutos de uma omelete de teorias libertárias, as gracinhas podem tudo - e atormentam a todos. Há três semanas, um casal foi almoçar lá em casa, com a filha. Servi macarrão com molho al pesto. A sinhazinha, do alto dos seus 7 anos, experimentou, torceu o nariz e declarou aos gritos:
- Está horrível, horrível!
Disfarcei achando que a mãe devia estar morta de vergonha. Coisa nenhuma. Estava feliz, até orgulhosa:
- Minha filha é muito autêntica.
A autêntica começou a bater a colher no prato, espalhando o molho verde pela toalha de renda. Arreganhei os lábios, tenso. O pai sorriu:
- Acho que você não foi muito feliz no cardápio. Ela prefere sundae. Tem mania de misturar sorvete com bacon.
Prometi intimamente servir dobradinha com açúcar queimado se alguma vez os encontrasse de novo pela frente. Quando eu era pequeno, minha mãe me obrigava a comer um pouco e fingir que gostava. Agora, devo continuar gentil enquanto a jovem "gourmande"atira um fiapo de espaguete nos meus óculos (...).
O espírito anti-repressor da educação parece resultar em pequenas personalidades autoritárias:
- Pai, eu quero pizza já!
- Mas...
- Já, pai, agora mesmo! (...)
- Este tênis, nunca, nunca!
O pai, tímido:
- Mas é igual ao outro, e mais barato, filho.
- Eu só uso da minha marca!
Muitas crianças conhecem grifes, perfumes, a maioria tem um pé na computação, nenhuma resiste a um videogame. Fazem os pais comprar o que querem e, por isso, os lojistas as recepcionam com sorrisos e suspiros (...)
Muitas vezes, minha vontade é dar um belo beliscão à antiga em algum desses netos de Lennon. Mas me contenho. A culpa afinal não é deles, mas de uma geração de pais com horror à palavra não. E um bom não, sinceramente, não faz mal a ninguém". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário