Orfeu e Eurídice
Quando era menino, Orfeu ganhou uma lira de Apolo, o deus-sol. Ele se apaixonou pela música e a tocava brilhantemente com sua lira, mas seu coração pertencia a uma linda moça, chamada Eurídice. Mas Eurídice era tão bonita que atraiu um homem chamado Aristeu. Quando ela recusou as suas atenções, ele perseguiu-a. Tentando escapar, ela tropeçou numa serpente que a picou, matando-a.
Orfeu ficou transtornado de tristeza. Levando a sua lira, foi até o Mundo dos Mortos, para tentar trazê-la de volta. Ele chegou ao trono de Hades, que fico ficou irritado ao ver que um vivo tinha entrado no seu domínio, mas a agonia na música de Orfeu o comoveu, e ele chorou lágrimas de ferro.
Sua mulher Perséfone, implorou-lhe que atendesse ao pedido de Orfeu, e assim o fez. Eurídice poderia voltar com Orfeu ao mundo dos vivos. Mas com uma única condição: que ele não olhasse para ela até que a mesma, outra vez, estivesse à luz do sol. Ele não olhou nenhuma vez para trás, até atingir a superfície, mas como ela estava atrás dele, ela ainda não tinha atingido a superfície, e ele tinha quebrado a condição, fazendo-a voltar para o Mundo dos Mortos.
Ele perdera-a para sempre. Em total desespero, Orfeu tornou-se amargo. Recusava-se a olhar para qualquer outra mulher, não querendo se lembrar da perda da sua amada. Certo dia, um grupo de mulheres ouviu um lindo som saindo de sua lira e foram o cortejar, mas ele as rejeitou.
Elas ficaram muito bravas, começaram a gritar, o que abalou a proteção do som de sua lira, assim possibilitando que flechas e dardos pudessem o atingir. As mulheres despedaçaram seu corpo e o jogaram no rio, junto com a lira quebrada. Sua alma desceu ao Mundo dos Mortos e foi juntar-se a de sua amada, Eurídice. Agora os dois estão juntos para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário