Título, assunto e tema
Normalmente, o título de um livro é curto e não possui verbo. É quase sempre determinado a partir do assunto desenvolvido. Por exemplo, se o assunto for televisão, o título poderá ser:" o humor na televisão", a "a influência da televisão", ou a violência na telinha"; se o assunto for família, poderá ser "convivência familiar", "liberdade vigiada" ou "país e filhos".
O tema apresenta um ponto de vista sobre determinado assunto. Ele possui verbo e, em geral, é mais extenso. Tomando como base os assuntos citados acima, teríamos os seguintes exemplos de temas:
* a televisão exerce um mágico poder sobre o público;
* os programas de televisão precisam de censura mais rígida;
* o crescente índice de violência nas ruas preocupa os pais;
* o diálogo entre pais e filhos favorece a harmonia familiar.
Veja melhor a diferença entre título, assunto e tema, lendo estes textos da revista Nova Escola:
Texto 1
Assunto --> Violência
Título --> Juventude em perigo
Tema --> Jovens da classe média tornam-se assaltantes
A secretaria de Bem Estar do Estado de São Paulo concluiu que meninos de classe média são responsáveis por 15 a 20% dos crimes cometidos por adolescentes em todo o estado de São Paulo. E as histórias são bem conhecidas: a mesada fica insuficiente para cobrir os gastos com drogas e os jovens começam cometendo pequenos furtos em asa; depois atacam a vizinhança.
Revista Nova Escola, 1994.
Texto 2
Assunto --> Telensino
Título --> Projetos Teleclasse
Tema --> Vídeo dinamiza as aulas
A Fundação Educacional do Distrito Federal criou, no início deste ano, o Projeto Teleclasse, com o objetivo de ajudar o professor a dinamizar suas aulas e auxiliar no processo de recuperação dos alunos. Atingindo inicialmente doze escolas das cidades-satélites, o projeto baseia-se no material produzido pela Fundação Roberto Marinho, mas as escolas podem e têm buscado outros materiais. Por exemplo, os filmes cedidos pelas embaixadas ou adquiridos em promoções do mercado, como a série de vídeos sobre as religiões brasileiras encartados na revista Caras, da Editora Abril. cada escola tem um professor responsável pelo controle e exibição dos vídeos. Algumas escolas estão usando os vídeos até para ocupar tempo vago quando o professor falta.
Revista Nova Escola, 1994.
Ainda poderíamos sugerir outros títulos e temas para esses textos. Observe:
Texto 1
Título: Delinquência juvenil
Tema: Na sociedade atual, os pais devem dedicar atenção especial aos filhos adolescentes, que podem ser atraídos pelas drogas e ter comportamento violento.
Texto 2
Título: Vídeo nas escolas
Tema: Os vídeos renovam o ensino em sala de aula
SARMENTO, Leila Lauar; Oficina de Redação. 5ª série; São Paulo: Moderna, 1998. Obra em 4v.
Nenhum comentário:
Postar um comentário