Elementos da coesão
Para que um texto esteja bem redigido, um dos ingredientes principais é a forma como as partes ou as ideias estão encadeadas, tanto pelo sentido entre as partes (encadeamento semântico) quanto por elementos que ligam uma oração a outra (encadeamento sintático).
Na unidade anterior, estudamos alguns elementos de coesão (temporais, espaciais, de finalidade).
No conto Aos vinte anos, esses elementos estão bastante presentes no encadeamento dos momentos da narrativa, ou seja, nas sequências narrativas.
A construção dos textos
Sequências discursivas
Todo o texto desenvolve-se em torno de um tema ou assunto específico. Além disso, todo texto também atende a uma intenção de quem produz. Há sempre uma intenção comunicativa. para dar conta desses aspectos, cada autor opta por modo de organizar seu texto, combinando várias sequências discursivas (narrativas, descritivas, conversacionais, argumentativas...) ou empregando só uma delas.
No conto Aos vinte anos , uma das formas de organização que o autor escolheu foi alternar sequências narrativas com sequências descritivas.
As sequências narrativas apresentam fatos ou ações em ordem temporal (há a relação de autoridade e de posterioridade entre os fatos ou ações apresentados).
As sequências descritivas apresentam a caracterização de seres: objetos, pessoas, espaços, situações... Esse tipo de sequência se organiza pela simultaneidade, isto é, não há uma relação de anterioridade e de posterioridade entre os aspectos descritos.
Numa sequência descritiva, sem sempre é necessária a presença do verbo para apresentar uma qualidade ou estado. o verbo pode vir subentendido:
I. (era) delgada sem ser magra; (era) morena, sem ser trigueira; (era) afável, sem ser vulgar; uns olhos que falavam todos os caprichosos dialetos de ternura;
II. O rio era largo demais, a corrente )era) muito forte, os jacarés (eram) esfomeados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário